Aula 1
Esta aula é destinada à familiarização para com o instrumental a ser utilizado, bem como à confecção do campo fenestrado.
 

 

INSTRUMENTAL A SER UTILIZADO
Visite as páginas referentes à explicação da função de cada material. Qualquer dúvida, contacte-nos. Lembre-se de que o material deve estar completo e adequado às exigências explicitadas na lista, para o bom andamento do curso.
 

 

CONFECÇÃO DO CAMPO FENESTRADO (em cinco passos)
Será a delimitação da área de trabalho para o ato cirúrgico. Neste curso, o campo fenestrado será confeccionado pelo aluno com o intuito de desenvolver habilidades motoras com os instrumentos de corte e de sutura.
 

 

Procedimento
1. Cobrir a área de apoio com o saco plástico totalmente esticado e com a extremidade aberta voltada para uma das extremidades livres da bancada.

 

2. Organizar os instrumentos segundo um critério próprio, mas mantendo o espaço de trabalho. Um método interessante seria dispor os instrumentos segundo sua função e a ordem dos procedimentos, ou seja, da esquerda para a direita, primeiro o instrumental de anestesia, seguido do de corte (incisão) e do de síntese (sutura). As pontas ativas deverão estar distalmente posicionadas ao operador.

 

3. Sobrepor o campo cirúrgico ao plástico, esticando e centralizando-o.

 

4. Desenhar, no centro do campo, dois retângulos concêntricos, seguindo as medidas ao lado especificadas. Recortar, com a tesoura, o retângulo interno e removê-lo. 

 

5. Em seguida, recortar na linha tracejada, que representa a união dos vértices dos retângulos, e rebater os segmentos obtidos para o corpo do campo, suturando-os no mesmo. Deverão ser feitos três pontos nos segmentos maiores e dois nos segmentos menores, todos eqüidistantes.

Ao lado, visualização do campo cirúrgico já confeccionado

Veja como fazer o ponto de sutura!