6. Como fazer o ponto de sutura (em sete passos)

6.1 Apreender a agulha traumática nº 12 utilizando o porta-agulhas, conforme a figura.

 

6.2 Cortar 40 cm da linha de costura nº 24 e pressionar uma de suas extremidades no "v" de inserção da linha localizado na porção posterior da agulha, até ocupar a porção interna ou luminal do olhal. Com isso, a linha estará transpassada pelo olhal, tendo uma pequena extremidade livre

 A extremidade livre da linha deverá ser torcida (cochada) juntamente com a extremidade maior remanescente.

 

 

6.3 Com movimento de rotação, transpassar a agulha inicialmente no retalho de tecido rebatido sobre o campo e, depois, no corpo do campo, finalizando a passagem total da agulha.

 

6.4 Trazer com movimento de rotação até livrar a quase totalidade do comprimento do fio, deixando apenas dois centímetros de extremidade livre.

 

6.5 Dar duas voltas sobre a ponta ativa do porta-agulhas com o segmento maior da linha e pinçar, com a ponta ativa do porta-agulhas, a extremidade livre da linha.

 

 

6.6 Tracionar as extremidades da linha, de tal sorte a liberar as voltas da linha dadas no porta-agulhas, até que o nó se complete. Agora as duas pontas da linha deverão ser tracionadas em conjunto em direção a uma das bordas da "ferida".

 

           

 6.7 Repetir essa operação mais uma vez, de modo que dois nós se sobreponham, evitando assim o seu desatamento. Com isso, você concluiu um ponto de sutura. Devemos ressaltar que com fios de seda ou de categute deverão ser dados, no mínimo, três nós, devido à facilidade de desatamento desses fios.

 

6.8 Tracione conjuntamente as extremidades do fio, para cortá-las a 3 mm da base do último sobrenó. Com isso, você finalizou o ponto de sutura.

Lembre-se que você deve fazer pelo menos
três pontos em cada segmento do retângulo!

 

 

7. Como remover o ponto de sutura (um passo)

 

7.1 Com uma pinça clínica nº 317, elevar delicadamente o nó e, com a tesoura de ponta aguda, cortar o segmento mais curto da linha que tende a mergulhar no tecido. Tracionar suavemente o nó e o remanescente da linha, retirando-a.

AGORA VÁ PARA A AULA 2