Mat. de uso pessoal

Instrumental

Mat. de uso geral

Material

O material a ser utilizado no curso consta em uma lista de material. Veja o que é cada um deles a seguir.

 

 

O que é cada item da lista e suas finalidades

Material de uso pessoal

Instrumental

De uso geral

1. Avental, gorro, máscara, luvas e óculos de proteção

Esses elementos são indispensáveis para promover uma extensão dos limites corpóreos do aluno em relação ao objeto manipulado, conscientizando-o das distâncias a serem mantidas com os elementos que compõem os consultórios, ambulatórios, centros cirúrgicos e pacientes. O uso desse material evidencia a existência de um novo espaço de trabalho, promovendo proteção e evitando a contaminação.

 

Instrumental

Mat. de uso pessoal

Mat. de uso geral

2. Pinça de dissecção tipo Adson

As pinças de dissecção tipo Adson são usadas para segurar uma parte do tecido, facilitando a ação de outros instrumentos, como o bisturi e a tesoura. Sua ponta ativa pode ser lisa ou denteada, e os tamanhos podem ser variáveis. Recomenda-se para o curso a pinça com 15 cm de comprimento com ponta ativa denteada.

 

1.  Pinça clínica nº 317

É uma pinça simples empregada para apreensão de objetos tais como gaze, algodão, fios etc. Eventualmente, pode ser utilizada para a manipulação de tecidos, juntamente com as pinças de dissecção. É usada também nas manobras de sutura, para segurar e imobilizar a ponta da agulha de sutura emergente dos tecidos ou as extremidades do fio de sutura.

 

3. Tesoura cirúrgica do tipo Metzembaum ou Josep

As tesouras cirúrgicas podem ter ponta romba ou aguda, curva ou reta. Os tamanhos também variam (de 15 e 17 cm de comprimento), assim como seu formato, o que leva à existência de diferentes tipos, cada qual com sua finalidade. Para o curso, utilizaremos as tesouras tipo Metzembaum de 17 cm ou a tipo Josep de 15 cm.

 

5. Porta-agulhas

Os porta-agulhas de maior uso em Odontologia são os tipos Mayo Hegar ou Mathier. Estão disponíveis em diversos tamanhos, sendo aconselhável, no curso, utilizar o porta-agulhas de 14 cm.

 

4. Cabo e lâmina de bisturi

Os bisturis podem ser totalmente descartáveis (cabo e lâmina são eliminados após o uso) ou somente as lâminas são removíveis e descartáveis. Estas apresentam-se com formas e tamanhos variados, sendo as mais utilizadas, em Odontologia, as de números 10, 11, 12 e 15, que se adaptam ao cabo número 3. Lembre-se que, para nosso curso, utilizaremos a lâmina de nº 15 descartável e o cabo nº 3 não-descartável.

Vale dizer que é necessário fazer uso do porta-agulhas para a colocação e a remoção das lâminas removíveis. 

 

6. Fio para sutura de algodão preto (ou linha de costura) e fio agulhado

Os fios de sutura pode ser absorvíveis e não-absorvíveis pelo tecido. Os fios absorvíveis são de categute (fio feito de tripa de origem animal; do inglês "catgut" = "tripa de gato"), que pode ser simples, ou seja, sem qualquer outro componente de revestimento (cuja absorção ocorre em, aproximadamente, 10 dias) ou cromados (com absorção em torno de 20 dias). Os fios não-absorvíveis podem ser naturais ou sintéticos. Os naturais são fios de seda, linho ou algodão; já os sintéticos podem ser de poliamida ou propileno. Existem ainda os fios agulhados, os quais já vêm adaptados à agulha para sutura (agulha atraumática). No curso, utilizaremos fios não-absorvíveis de algodão (se você quiser economizar, pode ser usada linha de costura preta nº 24) e fio de sutura agulhado 3-0 ou 4-0 de seda.

 

 

agulha atraumática

 

7. Agulha de sutura

As agulhas para sutura são semi-círculos delgados de aço que contêm, em uma extremidade, uma ponta ativa (que pode ter secção cilíndrica ou de "meia-lua) e, em outra extremidade, um olhal para a fixação da linha de sutura. Os tamanhos variam, assim como o formato do olhal. No curso, aconselha-se o emprego de agulha nº 12 com olhal duplo aberto.

 

10.  Tubete de anestésico

São tubos plásticos contendo a solução anestésica como, por exemplo, a lidocaína. Uma vez aplicada, a anestesia bloqueia a transmissão do impulso nervoso, evitando a dor, a qual causa desconforto ao paciente. Os tubetes de anestésico comumente usados em Odontologia têm 1,8 ml de solução, com uma concentração de anestésico variando de 2 a 5%. Para nosso curso, serão necessários pelo menos três tubetes contendo lidocaína ou anestésico similar.

 

8. Seringa tipo Carpule

A maioria das seringas tipo Carpule disponíveis no mercado são metálicas, possuem tamanho padrão, podendo ter ou não dispositivo para refluxo (permite a aspiração para o tubete de conteúdo sangüíneo, constituindo um instrumento de prevenção de injeção indevida de anestésico no meio intravascular). São utilizadas principalmente para a injeção do anestésico.

 

9. Agulha para anestesia curta e longa

São tubos de aço inoxidável, delgados e retos, com comprimento variável (longas ou curtas). Possuem um bisel na extremidade ativa, para melhor penetrar no tecido e liberar o anestésico. Para o curso, serão empregados os dois tipos de agulha (curta e longa).

Tanto a agulha curta quanto a longa apresentam a sua ponta ativa cortada em bisel, para facilitar a penetração nos tecidos e direcionar convenientemente o jato do líquido injetado.

 

 

De uso geral

Mat. de uso pessoal

Instrumental

1.  Campo cirúrgico com 45 x 45 cm ou pano de algodão (branco, azul ou verde liso), também com a mesma medida, para substituir o campo cirúrgico.

2. 2 sacos plásticos de 40 ou 60 litros (branco ou azul claro).

3.  5 a 10 compressas de gaze.

4. 10 folhas de papel-toalha.

5. 1 membro inferior de ave (coxa e sobrecoxa articulados de galinha).