Laboratório de Informática Dedicado à Odontologia |
Leitura complementar 3 |
Leitura complementar:
MEMBRANAS
BIOLÓGICAS: LIMITES DINÂMICOS |
Voltar |
s membranas biológicas são conjuntos de proteínas, lipídios e glicídios, dispostos em duas camadas, que circundam as células, suas organelas e seus produtos de secreção.
Altamente reativas e com uma capacidade enorme de adquirir conformações espaciais as mais diversas, as membranas celulares constituem os limites identificadores das diversas organelas no interior celular e da própria célula, cabendo à membrana plasmática essa última função.
A membrana plasmática pode ser considerada como a entidade reveladora dos estados metabólicos celulares, uma vez que é responsável pelas relações intercelulares ou as realizadas entre a célula e o seu meio. Seu funcionamento e integridade dependem fundamentalmente da reposição de seus elementos constituintes, principalmente de proteínas. Qualquer alteração, portanto, dos sistemas celulares de produção de lipídios ou de proteínas afeta a membrana celular pela mudança em sua composição bioquímica. Desse modo, as funções da membrana plasmática ficam comprometidas, fato extremamente crítico para a manutenção da vitalidade celular.
Leitura complementar 2 |
Copyright© 2000, Disciplina de Patologia Geral do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Página confeccionada por Luciana Corrêa. Qualquer dúvida, contacte-nos.