Laboratório de Informática Dedicado à Odontologia

Sumário

 

Leitura complementar

Leitura complementar:


A RESPIRAÇÃO AERÓBICA COMO FONTE DE ENERGIA

Voltar

respiração aeróbica celular tem como objetivo principal produzir energia a partir da decomposição de carbohidratos, gorduras e aminoácidos, utilizando, para tal, o oxigênio.

As reações químicas de decomposição envolvidas com a produção de energia para a célula estão baseadas em um mecanismo eletroquímico caracterizado pela transferência de elétrons entre os substratos degradados participantes da reação. O oxigênio funciona como um reagente responsável justamente por esse transporte de elétrons, de modo a garantir que algumas substâncias recebam elétrons e outras, os percam (são as chamadas reações de óxido-redução, em que um substrato recebe elétrons, portanto, fica reduzido, e outro que perde elétrons, o oxidado).

Uma vez iniciadas essas reações, a energia liberada é imediatamente armazenada em moléculas contendo, como elemento principal, o fósforo. São as famosas moléculas de ATP. Os ATPs podem ser considerados os protagonistas da fosforilação oxidativa -- fosforilação por dar origem a moléculas de ATP, ou a outras contendo fósforo, e oxidativa por haver participação do oxigênio.

A fosforilação oxidativa é responsável pela produção de 90% do ATP dos organismos aeróbicos. Os outros 10% estão relacionados a outras formas de reação em que não há a participação do oxigênio, como por exemplo, a quebra direta do alimento por enzimas, cuja energia é imediatamente convertida em ATP.

Voltar

 

Sumário

Tipos de agressão

Leitura complementar 2


Copyright©  2000, Disciplina de Patologia Geral do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Página confeccionada por Luciana Corrêa. Qualquer dúvida, contacte-nos.