Laboratório de Informática Dedicado à Odontologia

Sumário

 

Degenerações e Infiltrações


ALTERAÇÕES PROTÉICAS
(do tipo hialina)

 

"Alterações regressivas celulares que provocam o aparecimento de material nos tecidos cujo aspecto é róseo e vítreo nos preparos histológicos corados por hematoxilina e eosina".

 

material citado no conceito acima é denominado de hialino. Descrito histologicamente, a presença desse material intra ou extracelularmente é indicativo da ocorrência de agressões celulares.

 

Amiloidose em supra-renal, com quadro histológico em que predomina a presença de substância hialina extracelularmente, ocupando todo o estroma do orgão e parte do parênquima. Clique para observar os limites dessa infiltração nesse campo (HE, 200X)

O material hialino é constituído predominantemente por proteínas - mais comumente representadas por fibras, como a colágena - e uma pequena quantidade de carbohidratos. Envolvendo, pois, proteínas, o aparecimento do material hialino intra ou extracelularmente pode ser atribuído a alterações celulares no mecanismo de metabolização protéica, que é mantido normalmente por um equilíbrio entre a síntese e a degradação dessas substâncias.

 

 

 

Para mais detalhes e outras fotos, consulte nosso banco de imagens

 

Acúmulo intracelular de substância hialina. Ao centro, observa-se o corpúsculo de Russell (bem eosinofílico). Ao redor, nota-se grande quantidade de plasmócitos (cabeça de seta) e, no estroma, grande quantidade de imunoglobulinas (setas).

As alterações hialinas intracelulares podem representar, além de lesão celular, também acúmulo de substâncias estranhas no interior do citoplasma. O corpúsculo de Russell constitui um exemplo, em que há acúmulo de imunoglobulinas (do tipo IgG) no interior de plasmócitos. A célula fica com uma coloração intensamente eosinofílica devido a esse acúmulo protéico.

 

Os hialinos extracelulares estão localizados nos processos de arterioloesclerose, de hialinização com fibras colágenas e de amiloidose.

 

Para mais detalhes e outras fotos, consulte nosso banco de imagens

 

Sumário

Ateroesclerose

Arterioloesclerose


Copyright©  2000, Disciplina de Patologia Geral do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Página confeccionada por Luciana Corrêa. Qualquer dúvida, contacte-nos.