Laboratório de Informática Dedicado à Odontologia

Sumário

 

Degenerações e Infiltrações


ALTERAÇÕES PROTÉICAS (do tipo hialinas)

Hialinização por fibras colágenas

 

 

Ver leitura complementar
sobre colágeno

 

 

 

processo de hialinização por fibras colágenas se desenvolve nos casos em que ocorrem reações heterólogas nos mecanismos de cicatrização. Pode constituir os quelóides e as cicatrizes de ferimentos extensos. Há perda de elasticidade dos tecidos de cicatrização, que se tornam mais brilhantes e mais rígidos clinicamente.

 

Corte histológico de um tecido cicatricial em mucosa jugal. Observa-se grande quantidade de fibras colágenas e pouquíssimas células (HE, 200X).

As fibras colágenas, constituinte básico dos tecidos de cicatrização, são formadas, em suma, por cadeias protéicas interligadas por pontes de enxofre. A hipótese mais aceita para a hialinização com fibras colágenas em processos cicatriciais envolve o aumento das pontes de enxofre entre essas cadeias protéicas, conferindo às fibras colágenas uma perda de sua elasticidade normal e um certo encurtamento. Conseqüência disso é a característica hialina adquirida pelos tecidos cicatriciais, ou seja, estes "se tornam mais brilhantes e mais rígidos".

 

Para mais detalhes e outras fotos, consulte nosso banco de imagens

 

Corte histológico de quelóide em que se nota intensa deposição colagênica (HE, 100X). Clique sobre a foto para ver a hialinização de algumas fibras colágenas (setas) (HE, 400X).

A intensa produção de colágeno em processos degenerativos pode originar o aparecimento de material hialino. Quando há intensa reação inflamatória, por exemplo, a deposição colagênica pode originar grandes massas acidofílicas. É comum observar esse aparecimento em cavidades serosas ou císticas.

 

 

 

 

Para mais detalhes e outras fotos, consulte nosso banco de imagens

 

Sumário

Arterioloesclerose

Amiloidose


Copyright©  2000, Disciplina de Patologia Geral do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Página confeccionada por Luciana Corrêa. Qualquer dúvida, contacte-nos.