Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

 

Trombos bem aderidos à parede vascular. Note que essa artéria já possuía placas de ateroma, as quais, por provocarem lesões no endotélio, predispõem ao desecadeamento de uma reação de hemostasia exacerbada e à instalação do processo de trombose. Veja que essas massas promovem a perda da elasticidade do vaso, o que acarreta alterações na pressão sangüínea; além disso, essas massas podem se desprender e desencadear embolias (são as chamadas tromboembolias).

Presença das Linhas ou Estrias de Zahn. As estrias mais esbranquiçadas correspondem ao acúmulo de plaquetas e as linhas mais escurecidas, ao acúmulo de hemáceas e fibrina. A presença dessas estrias indica que esses trombos já estão bem organizados, o que significa maior tempo de evolução. Note também ao adelgaçamento da parede vascular devido à presença dessas massas trombóticas; esse adelgaçamento da parede vascular é denominado de aneurisma, o qual pode romper e desencadear hemorragias.

 

 


Copyright©  2000, Disciplina de Patologia Geral do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Página confeccionada por Luciana Corrêa. Qualquer dúvida, contacte-nos.