Laboratório de Informática Dedicado à Odontologia

Sumário

 

Leitura complementar 29

Leitura complementar


A HISTAMINA E OS MASTÓCITOS

Voltar

 s mastócitos são células teciduais (não estão circulantes) que circundam os vasos e possuem receptores IgE (um tipo de imunoglobulina, ou seja, uma anticorpo, formado por proteínas específicas destinadas a reações imunológicas auto-imunes) na sua membrana externa. Eles estão localizados nas regiões de mucosa que estão em contato com o meio externo. Quando um mastócito é estimulado por um antígeno através de seus receptores IgE, ocorre a desgranulação e liberação de histamina. A histamina também é encontrada em basófilos, porém, os mastócitos são mais sensíveis à modulação farmacológica e por isso mais eficientes na sua liberação.

A histamina exerce seu papel através da interação com um dos três receptores distintos presentes nas células- alvo, conhecidos como H1, H2 e H3. Porém, para os mecanismos da inflamação, devemos ter uma especial atenção com o H1, pois os endoteliócitos possuem esse receptor e, quando ele é estimulado pela ação da histamina, a célula se contrai resultando em um aumento da permeabilidade vascular das vênulas pós-capilares. Além dessa função, a histamina provoca a dilatação das arteríolas, fazendo com que se tenha um maior aporte sangüíneo à região e uma menor velocidade do fluxo (estase sangüínea), fatos que contribuem para outras fases da inflamação, como a fase exsudativa.

(Texto produzido com a colaboração da aluna de graduação Thaís Acquafreda)

Voltar

 Sumário
Momentos da inflamação

Momentos vasculares


Copyright©  2000, Disciplina de Patologia Geral do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Página confeccionada por Luciana Corrêa. Qualquer dúvida, contacte-nos.