Laboratório de Informática Dedicado à Odontologia |
Leitura complementar 11 |
Leitura complementar AS FUNÇÕES DOS MACRÓFAGOS E SUA RELAÇÃO COM A AMILOIDOSE |
Voltar |
s macrófagos são células que fagocitam restos celulares, substâncias estranhas, bactérias e grande diversidade de elementos. Distribuem-se em praticamente todos os tecidos do corpo e são derivados dos monócitos do sangue periférico.
Os macrófagos ativados podem secretar vários produtos, como proteases, ou enzimas lisossômicas responsáveis pela degradação de proteínas, como colágeno e elastinas, pertencentes ao tecido conjuntivo. A secreção dessas substâncias pode ser aumentada ou diminuída por interações entre essa célula e o seu meio ambiente. Os antígenos, ou substâncias desencadeantes do processo imunológico, podem desempenhar esse papel estimulante da ação macrofágica.
Atribuir hipóteses em torno da participação dos macrófagos na formação da substância amilóide é, porém, muito discutível, talvez pelo fato de esta célula estar diretamente envolvida com mecanismos imunológicos, área da ciência médica ainda com muitas questões a serem respondidas. De qualquer modo, a origem da amiloidose pode ser explicada por uma disfunção dos sistema imunitário, tendo a degeneração dos macrófagos e a perda de sua capacidade de fagocitar proteínas como uma das possíveis causas dessa deficiência.
Voltar Sumário
Copyright©
2000, Disciplina de Patologia Geral do Departamento de Estomatologia da
Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Página confeccionada
por Luciana Corrêa. Qualquer dúvida, contacte-nos.
Amiloidose