Laboratório de Informática Dedicado à Odontologia

Sumário

 

Leitura complementar 8

Leituras complementares


A CONSTITUIÇÃO LIPÍDICA DO PLASMA SANGUÍNEO E SUA RELAÇÃO COM A PAREDE VASCULAR

Voltar

 

sangue é constituído, em volume, por 45% de elementos figurados (células) e 55% de plasma. O plasma, componente fluido do sangue, é formado por 90% de água, 1% de substâncias inorgânicas, como potássio, sódio, cloro e bicarbonato, 7% de proteínas (albumina, globulinas e fibrinogênio, principalmente) e 1% de substâncias orgânicas não protéicas. Apresenta, também, gases dissolvidos, como oxigênio e dióxido de carbono, hormônios e pigmentos.

Dentre as estruturas orgânicas não protéicas, as gorduras neutras, os fosfolípides e o colesterol são os constituintes do plasma que, basicamente, formam as placas de ateroma. Por terem menor densidade e não serem hidrossolúveis quando não combinados às proteínas, o que lhes confere a propriedade de "flutuação" em meio aquoso, tudo indica que teriam essas substâncias tendência a se acumular em defeitos nas paredes vasculares durante o fluxo sanguíneo. Este, por ser laminar, isto é, composto por "camadas" com velocidades diferentes (o líquido em contato com a parede do vaso tem velocidade menor e o líquido mais central, maior), pode tornar-se diminuído devido às falhas nas paredes dos vasos, o que favorece ainda mais o depósito lipídico nessa região.

Voltar

Sumário

Informações gerais sobre ateroesclerose

Fatores gerais da ateroesclerose


Copyright©  2000, Disciplina de Patologia Geral do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Página confeccionada por Luciana Corrêa. Qualquer dúvida, contacte-nos.