Exercício 2

Instruções: Os exercícios abaixo visam ajudá-lo a entender alguns pontos críticos da matéria aplicada. Para respondê-los, basta preencher os campos respectivos e, logo em seguida, clicar em "enviar". Sua resposta chegará até nós via e-mail. LEMBRE-SE: PARA CADA TÉRMINO DE RESPOSTA, CLIQUE EM "ENVIAR": ISSO GARANTIRÁ QUE NÃO HAVERÁ PERDA DESTA RESPOSTA DURANTE A CONFECÇÃO DAS DEMAIS. Aguarde que brevemente retornamos para você com comentários.

Nome e-mail:

Curso   Diurno  Noturno

 

QUESTÃO 1

Estas duas imagens ilustram dois tipos diferentes de edema. Quais são esses tipos e as diferenças entre eles? Quais são os mecanismos envolvidos com cada um deles? Clique sobre a foto que você terá algumas dicas...

Após terminar esta resposta, clique em "enviar".

 

QUESTÃO 2

De todas as imagens que você acessou em todos os capítulos sobre inflamação disponíveis neste site, qual delas você acha que exprime melhor a íntima relação e o dinamismo que existem entre as diferentes fases inflamatórias? Por quê? Para acessar as páginas e as imagens, clique aqui.

Após terminar esta resposta, clique em "enviar".

 

QUESTÃO 3

Veja a discussão entre o Mr.Pathos e o Mr. Moa. O Mr. Pathos vê a patologia sob o enfoque mais da microscopia e o Mr. Moa, mais sob o enfoque clínico.

Eu acho, Mr. Moa, que a inflamação aguda é um processo em que vemos nitidamente alterações vasculares na microscopia, grande quantidade de líquidos nos tecidos e grande quantidade de células, principalmente de neutrófilos. Esses elementos nos indicam os momentos da inflamação que se fazem presentes.
Discordo de você, Mr. Pathos, porque, quando estamos diante de um processo inflamatório na odontologia, ele se apresenta sob diversas formas. Na verdade, distinguimos de outros processos principalmente pelos sinais cardinais. Estes é que nos dão o sinal dos momentos da inflamação.

Na sua opinião, qual dos dois pesquisadores está certo? Por quê? Aproveite os "links", pois eles contêm algumas dicas.

Após terminar esta resposta, clique em "enviar".

 

QUESTÃO 4

Vemos aqui um abscesso em mandíbula, caracterizado por ser uma inflamação do tipo aguda. Essa lesão é originária de processos cariosos nos dentes, principalmente em molares, que evoluem até atingir a polpa. Esta necrosa (fase degenerativo-necrótica da inflamação) e o processo avança em direção ao periodonto e os tecidos circunvizinhos. Forma-se essa estrutura bem delimitada (você aprenderá mais para frente os detalhes desse processo).

Quais são os sinais cardinais presentes nesse quadro? Quais mediadores químicos você acha que atuaram aqui? Qual alteração vascular é mais evidente? (Eu sei que é muita pergunta, mas tente responder porque na verdade sua resposta consistirá em um resumo da matéria).

 

Após terminar esta resposta, clique em "enviar".

 

Aguarde, que nos falaremos em breve!!!


Copyright©  2000, Disciplina de Patologia Geral do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Página confeccionada por Luciana Corrêa. Qualquer dúvida, contacte-nos.