Laboratório de Informática Dedicado à Odontologia |
Leitura complementar 9 |
Leitura complementar A ANATOMIA FUNCIONAL DAS ARTERÍOLAS |
Voltar |
calibre dos vasos sanguíneos pode variar desde uma polegada, valor pertencente às artérias maiores (por exemplo, a aorta), passando por 0,2mm de diâmetro, medida referente às arteríolas e atingindo, finalmente, os capilares, com diâmetro que não excede o de um glóbulo vermelho (7-8 microns).
As arteríolas, em especial, são compostas predominantemente por uma camada de células musculares lisas, que estão dispostas em anéis. Essa camada possui nervos que controlam o relaxamento ou a contração do vaso, constituindo um dos sistemas reguladores do fluxo e da quantidade de sangue em uma determinada região. Para se ter uma idéia, o sangue sai das artérias com uma pressão de 100mmHg, chega às pequenas artérias com 85mmHg e nas arteríolas, com 30mmHg. O capilar, então recebe um sangue com 15mmHg de pressão, ideal para a manutenção de sua frágil estrutura.
Qualquer alteração na anatomia da parede vascular, por exemplo pelo aumento da quantidade de células musculares ou pela substituição destas por material hialino, pode comprometer o sistema de relaxamento/ contração dos vasos, levando a alterações na pressão arterial.
Arterioloesclerose |
Copyright© 2000, Disciplina de Patologia Geral do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Página confeccionada por Luciana Corrêa. Qualquer dúvida, contacte-nos.