Laboratório de Informática Dedicado à Odontologia

Sumário

 

Calcificação patológica

Conceito de calcificação patológica e classificação.


CALCULOSE OU LITÍASE

 

“Calcificação em estruturas tubulares diferentes
de vasos sangüíneos”.

 

 

 

calculose ou litíase  não difere muito dos padrões de formação da calcificação distrófica. Sua particularidade reside no fato de se localizar em estruturas tubulares diferentes dos vasos sanguíneos, mantendo, ainda, a característica de heterotopia inerente às calcificações patológicas.

 

Cálculos renais. Observe as diferentes formas e tamanhos que pode assumir esse tipo de calcificação.

A patogenia de formação dos cálculos se resume, iniciamente, na formação de um núcleo calcificado de forma distrófica; esse núcleo se desloca para a luz do ducto, onde cresce devido a sucessivas incrustrações ao redor de sua estrutura. Todo o mecanismo é facilitado pelos fatores já citados anteriormente, isto é, principalmente pela presença de pH alcalino e pela concentração de carbonato de cálcio e de fosfato de cálcio no local.

 

 

Para mais detalhes, consulte nosso banco de imagens.

 

Presença de calcificações distróficas em ducto (D) de parótida (A), supostamente derivados de um cálculo (setas) (HE, 100X). Clique sobre a foto para ver em maior aumento a relação dessa calcificação (S) com o epitélio ductal (seta), o qual é constantemente agredido, originando processos inflamatórios (HE, 200X).

A calculose pode levar à obstrução, à lesão ou à infecção de ductos, principalmente do pâncreas, da glândula salivar, da próstata e dos  tratos urinário e biliar.

 

 

 

 

 

 

Para mais detalhes, consulte nosso banco de imagens.

 

Sumário

Calcificação metastática

Pigmentação patológica


Copyright©  2000, Disciplina de Patologia Geral do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Página confeccionada por Luciana Corrêa. Qualquer dúvida, contacte-nos.