Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Observam-se aqui as três camadas ou túnicas que compõem a parede da aorta. A túnica íntima, a qual se apresenta espessada, é o local onde se processa o fenômeno da ateroesclerose, desde as estrias lipoídicas até as placas de ateroma. A túnica íntima é composta por células endoteliais de revestimento, sendo, portanto, em estados de normalidade, extremamente delgada e delicada, o que já não se observa nesta imagem. A túnica média, de maior espessura, é composta por fibras elásticas que envolvem camadas de músculo liso. Por fim, a túnica externa ou adventícia é composta por uma camada de tecido conjuntivo pouco definido, contendo nervos e vasa vasorum (pequenos vasos que irrigam a espessa parede das artérias de grande calibre).

Em artérias menores, por exemplo arteríolas, essas três túnicas adquirem uma continuidade anatômica que fica impossível distingui-las. Veja um exemplo dessa continuidade em uma artéria normal de médio calibre .

 

 


Copyright©  2000, Disciplina de Patologia Geral do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Página confeccionada por Luciana Corrêa. Qualquer dúvida, contacte-nos.