Laboratório de Informática Dedicado à Odontologia

Sumário

 

Inflamação

Apresentação

Fenômenos exsudativos

Conceitos

Fenômenos celulares

Momentos da inflamação

Fatores que alteram a inflamação

Fenômenos irritativos

Classificação das inflamações

Fenômenos vasculares Inflamação crônica e granulomas

CONCEITOS

Veja leitura complementar sobre
tecidos mesenquimais

inflamação constitui um mecanismo de defesa local, exclusivo de tecidos mesenquimais lesados. Pode ser definida como sendo uma...

 

"... resposta local do tecido vascularizado agredido, caracterizada por alterações do sistema vascular, dos componentes líquidos e celulares, bem como por adaptações do tecido conjuntivo vizinho".

 

Leucodiapedese, um mecanismo de migração dos leucócitos (L) para fora da luz vascular. Esta é uma das modificações celulares que ocorrem durante a inflamação.

Essas alterações dos componentes teciduais são resultantes de modificações que ocorrem nas células agredidas, estas passando a adquirir comportamentos diferentes: movimentos novos, alterações de forma e liberação de enzimas e de substâncias farmacológicas.

Toda essa transformação morfológica e funcional do tecido, característica dos processos inflamatórios, visa destruir, diluir ou isolar o agente lesivo, sendo, portanto, uma reação de defesa e de reparação do dano tecidual.

 

Para mais detalhes, consulte nosso banco de imagens.

Veja leitura complementar sobre
as barreiras de defesa externas

Para tornar-se um agente inflamatório, ou seja, um estímulo que desencadeie esses fenômenos de transformação nos tecidos, o agente lesivo tem que ser suficientemente intenso para provocar tais reações e ultrapassar as barreiras de defesa externas (como o derma, por exemplo), sem contudo alterar a vitalidade do tecido em que atua. Portanto, qualquer causa de agressão é, potencialmente, um agente flogístico.

 

 

O tempo de duração e a intensidade do agente inflamatório determinam diferentes graus ou fases de transformação nos tecidos, caracterizando uma inflamação como sendo, por exemplo, do tipo agudo ou crônico. Para o melhor entendimento desse conceito, passaremos a estudar, a seguir, os momentos da inflamação.

 

Sumário

Apresentação da Inflamação

Momentos da inflamação


Copyright©  2000, Disciplina de Patologia Geral do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Página confeccionada por Luciana Corrêa. Qualquer dúvida, contacte-nos.