Laboratório de Informática Dedicado à Odontologia

Sumário

 

História da Patologia

Breve relato da formação da estrutura celular e abordagem desta e de seu entorno como foco de análise da Patologia,
por intermédio dos seguintes itens:


APRESENTAÇÃO

reviamente a qualquer explanação sobre períodos ou personalidades saúde e doença são aqui empregados para designar estados funcionais, cuja especulação está diretamente ligada ao estudo dos elementos primários constituintes dos seres vivos. Isso quer dizer que narrar sobre Patologia e sua história implica ao menos se considerar a origem desses indivíduos, ainda que sob a forma de informação simplesmente ilustrativa.
É claro que abordar sobre a geração, o desenvolvimento e o crescimento dos seres vivos é uma tarefa complexa; relacionar o surgimento da vida com a própria origem do Universo é duplamente difícil. Indiscutivelmente esse assunto recai em dúvidas e colocações que ainda se encontram em níveis de suposições, o que leva a se considerar algumas teorias vigentes. Dever-se-ia reservar um capítulo a parte para esse tipo de discussão, talvez sob forma de texto introdutório em explanações sobre a evolução natural, seja ela científica ou religiosa, a semelhança do que se observa em obras que citam a teoria do Big Bang ou mesmo nos livros da Sagrada Escritura.

A idéia desta explanação, porém, é tentar relacionar o processo de formação dos seres vivos com as diferentes fases de evolução do pensamento filosófico sobre Patologia, culminando com a conceituação atual, sem contudo manter o caráter de retrocesso temporal, inerente a qualquer narração histórica, mas sim, acentuar a sutileza da contemporaneidade que existe em cada uma das fases. Em suma, a tentativa aqui apresentada é resgatar os conceitos antigamente difundidos e reuni-los em um esquema comum de aprendizado dos fenômenos patológicos. Baseando-se nessa linha de abordagem, o mesmo se faria com as diferentes fases de aprendizado do aluno, intituladas por nós como sendo, agora, a sua história. Isso se traduziria, em termos práticos, no retorno do aluno às matérias básicas, como Histologia, Fisiologia, Anatomia e outras. Assim, explicar a origem dos indivíduos por intermédio da abordagem dos seus elementos químicos constituintes representaria, nesse momento, reintroduzir ao estudante o raciocínio sobre Biologia, Bioquímica, Histologia; a Microbiologia seria avivada quando na abordagem da descoberta da célula e da formação dos primeiros seres unicelulares, que por sua vez envolveria tópicos de Fisiologia, e assim por diante. É por intermédio dessa interrupção das diretrizes temporais que acreditamos conseguir transmitir o conceito sobre a origem da doença como um desequilíbrio da contínua transformação do ser.

 

Sumário

Introdução

Do hidrogênio à célula


Copyright©  2000, Disciplina de Patologia Geral do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Página confeccionada por Luciana Corrêa. Qualquer dúvida, contacte-nos.