Laboratório de Informática Dedicado à Odontologia

Sumário

 

Alterações de crescimento e diferenciação

Apresentação

Alterações de desenvolvimento

Introdução Alterações de crescimento

Embriologia e Teratologia

Alterações de diferenciação
Agentes teratogênicos

ALTERAÇÕES DE
DIFERENCIAÇÃO

 

s alterações de diferenciação envolvem modificações qualitativas das células, ou seja, há alterações em seu comportamento. São distinguidas as seguintes nomenclaturas:

 

Metaplasia escamosa em cisto localizado na cavidade nasal. Este cisto está recoberto por epitélio estratificado e células com formato ovóide e poligonal (epitélio escamoso). Clique sobre a foto e veja como deveria ser o epitélio, o qual deveria ser respiratório (com células ciliadas - cabeça de seta) e cilíndricas).

METAPLASIA (meta = mudança; plasia= formação): uma célula adulta passa a adquirir características de outro tipo de célula adulta. Pode se desenvolver em tecidos expostos a prolongados traumatismos ou a irritações crônicas. Ex.: a célula cilíndrica dos epitélios respiratórios pode adquirir características de célula escamosa (semelhante a do epitélio cutâneo). Esse processo é denominado de metaplasia escamosa.

 

DISPLASIA (dis = diferente; plasia = formação): proliferação celular excessiva, acompanhada de ausência ou escassez de diferenciação. Precedido por uma irritação ou inflamação crônica, o processo displásico pode regredir se retirada a causa irritante. Constitui uma forma reduzida de anaplasia.

 

Vemos aqui células epiteliais anaplásicas, ou seja, mais indiferenciadas (próximas da forma embrionária). Uma das características mais marcantes é a grande variabilidade de tamanhos que elas possuem, bem como o hipercromatismo nuclear (setas). Mitoses ditas atípicas são também observadas com essas células, as quais caracterizam as neoplasias.

 

 

 

ANAPLASIA: desdiferenciação celular, ou seja, as células adultas adquirem características mais primitivas (embrionárias). Indica desvios da normalidade mais acentuados do que na displasia, além de ser irreversível. Representa o melhor critério para o diagnóstico de malignidade dos tumores (neoplasias).

 

 

Para mais detalhes, consulte nosso banco de imagens.

Veja agora as neoplasias

Sumário

Alterações de diferenciação

Neoplasias


Copyright©  2000, Disciplina de Patologia Geral do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Página confeccionada por Luciana Corrêa. Qualquer dúvida, contacte-nos.