Montagem da seringa Carpule Anestesia Corte  Sutura

 

3. Corte (incisão) de diferentes estruturas da perna de frango (em quatro passos)

3.1 Faremos agora uma incisão ampla na pele. Para tal, é necessária a montagem do bisturi, ou seja, a lâmina nº 15 deve ser acoplada ao cabo nº 3. Exponha parte da lâmina do bisturi protegida pelo invólucro e apreenda-a com o porta-agulhas. Em seguida, encaixe o fenestrado da lâmina na ranhura do cabo, tomando o cuidado de manter o longo eixo dos mesmos, evitando principalmente flexões da lâmina, pois esta poderá quebrar. Lembramos que nesta fase o uso do óculos de proteção é indispensável.      

 

Para retirar a lâmina de bisturi do cabo:

Levante a extremidade posterior da lâmina com o dedo indicador da mão auxiliar; o porta-agulhas deve prender a extremidade ativa da lâmina a 45 graus, conforme mostra a figura. Com movimento de expulsão firme e de pequena amplitude, remover cuidadosamente a lâmina.

 

 

3.2 Com caneta hidrográfica (ou utilizando somente a imaginação), desenhe um "L" conforme a figura. 

 

 Faça uma incisão ampla em forma de "L" na pele, cuidando para que o músculo subjacente não seja atingido pelo corte e que a sua projeção recaia sobre a porção articular e sobre a cabeça proximal da tíbia e da fíbula. O exame radiográfico será o indicador da posição desses ossos. O bisturi pode ser empunhado como uma caneta ou como arco de violino. A mão auxiliar deve estar posicionada para fixar e tracionar os tecidos, com o polegar e o indicador em forma de "U". A incisão deverá ocorrer, com corte único, partindo do centro do "U" em direção à sua abertura. Jamais tracionar o bisturi na direção dos dedos da mão auxiliar. Iniciar a incisão pelo segmento maior do "L".

 

3.3 Divulsionar a pele com a tesoura e a pinça de dissecção, fazendo lentos movimentos de introdução, abertura e fechamento da tesoura. 

 

A pinça deve elevar cuidadosamente o retalho que está sendo divulsionado.

3.4 Uma vez expostas as superfícies dos tecidos musculares, investigue os detalhes anatômicos, tais como fáscias musculares, aponevroses e ligamentos. 

 

Selecione a porção média do músculo fibular longo (músculo mais volumoso) para fazer uma incisão profunda. Esta deve ser realizada fora do plano de incisão da pele, de forma que ambas as futuras suturas (da pele e do músculo) não fiquem, ao final, uma sobre a outra. A penetração da lâmina do bisturi deve ser perpendicular à superfície do músculo; em seguida, tracione com uma inclinação de 45 graus.

 

Terminada a incisão, afaste as partes para visualização da fíbula (seta).

 

PROPOSTA COMPLEMENTAR

Após visualização da cabeça da fíbula, retirá-la com o auxílio do osteótomo ou porta-agulhas.

 

AGORA VÁ PARA O PASSO 4 - SUTURA

Montagem da seringa Carpule Anestesia Corte  Sutura